window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date()); gtag('config', 'UA-167149090-1');
26 de novembro de 2020 5 minutos de leitura

Qual a diferença entre seguro saúde e plano de saúde?

PLANO DE SAÚDE

O plano de saúde oferece ao consumidor um pacote de serviços ligados à saúde a serem prestados mediante determinadas situações. Tudo especificado em um contrato de adesão assinado pelo consumidor.

A abrangência da assistência oferecida por um plano de saúde é limitada de antemão a um conjunto de profissionais e de estabelecimentos conveniados à operadora. Geralmente, é composta por uma variedade de médicos de diferentes especialidades e também por alguns hospitais, clínicas e laboratórios.

É bom ficar sempre de olho nas novidades, pois, naturalmente, há uma rotatividade de profissionais — uma das desvantagens cujos detalhes serão fornecidos mais à frente.

Se o serviço ou tratamento demandado pelo paciente estiver dentro da cobertura do contrato, ele não precisa pagar nada a mais por isso. Isto é: além do pagamento da mensalidade do plano. Se o tratamento estiver excluído da cobertura, em regra, o usuário é que deve arcar com as despesas na totalidade.

SEGURO SAÚDE

A grande diferença do plano para o seguro saúde é a amplitude do contrato. No seguro saúde, o consumidor não fica limitado à rede de profissionais, clínicas, hospitais e laboratórios imposta pela operadora.

O consumidor pode escolher onde fazer seus exames laboratoriais, com quais médicos se consultar e quais hospitais ou clínicas deseja frequentar. Agora, engana-se quem pensa que o consumidor paga uma fortuna em troca de toda essa liberdade de escolha.

O valor do prêmio pago no seguro saúde depende de cada contrato, mas, em geral, costuma ser mais barato do que um plano de saúde. Isso acontece porque o sistema de funcionamento do seguro é um pouco diferente.

O paciente escolhe o profissional ou serviço que deseja, paga por ele e depois é reembolsado pela seguradora. O valor reembolsado, porém, não é de 100% do custo arcado pelo segurado. É claro que, quanto maior o percentual assumido pela seguradora, mais caro será o prêmio pago pelo segurado.

VANTAGENS DO PLANO DE SAÚDE

O plano de saúde tem algumas vantagens, que listamos abaixo.

Segurança e tranquilidade

Nada melhor do que garantir um atendimento de qualidade na hora em que você mais precisar. Os planos de saúde fornecem uma ampla cobertura. Quando necessitar do serviço, basta consultar no site ou no guia da empresa e buscar o profissional ou o hospital mais próximo a você.

Portabilidade

Caso você se mude para uma região não atendida pelo seu plano, é possível solicitar a portabilidade a outra operadora. Dessa forma, não será necessário passar outra vez pelo período de carência.

O mesmo acontece caso você queria mudar para uma empresa que fornece uma cobertura mais ampla ou mais vantajosa. Para fazer isso, segundo a ANS, é necessário apresentar a carteira do plano atual e os últimos 3 boletos pagos e ter no mínimo 2 anos de participação no plano.

Custo zero no atendimento

O plano de saúde é um pouquinho mais custoso, mas, ao passo que, no seguro saúde, será necessário desembolsar os custos para ser reembolsado em parte depois, o plano de saúde não exige que você tenha nenhum tostão no bolso na hora do atendimento.

VANTAGENS DO SEGURO SAÚDE

Além da vantagem de ter maior tranquilidade e segurança na hora em que precisar de serviços médicos, o seguro saúde também dá outras vantagens.

Melhor relação entre custo e benefício

O investimento em um plano de saúde pode custar bem caro, dependendo das condições e da idade do usuário, bem como do número de pessoas acolhidas pelo plano. Nesse quesito, o seguro saúde também sai na frente, pois ele é mais customizado, e você só paga pelos serviços que realmente vai precisar utilizar — e quando utilizá-los.

Liberdade de escolha

O segurado não fica restrito a uma rede de atendimento fornecido pela empresa. É possível escolher os profissionais que desejar, incluindo aqueles indicados por familiares e amigos, que talvez não atendessem pelo plano de saúde.

Existe ainda outro ponto interessante: a grande desvantagem do plano de saúde é que pode haver alta rotatividade de médicos e de profissionais da saúde de um ano para o outro.

Isso significa que se o seu médico de família, que já a acompanha há muitos anos, decidir não renovar com a operadora do plano, você terá que procurar outro médico para se consultar ou pagar o valor da consulta por fora. Essa preocupação não existe no seguro saúde.

Além disso, se você se mudar para outra cidade, não é preciso passar pela burocracia de buscar outra empresa que atenda em sua nova região para fazer portabilidade. Basta buscar atendimento onde quiser, e os valores serão reembolsados.

Maior flexibilidade

Os planos de saúde geralmente têm um modelo mais rígido do que os seguros. Conforme as regras da ANS, os seguros podem ser formados por diversos módulos de coberturas, o que permite a construção de um plano adaptado às necessidades do usuário.

Custos

O seguro costuma ser mais barato, além de oferecer ampla liberdade de escolha para o segurado. Seu ponto fraco é que o segurado deve ter disciplina para sempre manter uma reserva de emergência capaz de cobrir qualquer tipo de emergência médica ou mesmo consultas e exames preventivos.

Praticidade em contratos

Na maioria das vezes, os planos de saúde têm um conjunto de cláusulas e regras que atrasam o atendimento. Embora a carência exista em ambos os serviços, o seguro saúde permite que você utilize alguns serviços com mais rapidez, exceto aqueles com montantes maiores de reembolso.

Assim, após essa análise, podemos dizer que o seguro saúde pode ser uma ótima ideia para quem goza de boa saúde e costuma ir pouco ao médico, já que o usuário só terá gastos significativos caso precise do atendimento e, mesmo assim, será reembolsado de parte desses custos.

Agora, se você vive no médico e realiza vários exames ao longo do ano, talvez a melhor alternativa seja mesmo o plano de saúde.

Qual dos dois é o melhor: seguro saúde ou plano de saúde?

A grande verdade é que cada modelo de assistência à saúde tem vantagens e desvantagens, logo, tudo depende das necessidades e das peculiaridades de cada um.

O importante mesmo é não ficar descoberto, já que todo mundo está sujeito ao risco de ser acometido por uma doença repentinamente.

Relacionados

Qual a diferença entre seguro de vida tradicional e seguro de vida resgatável
18 de dezembro de 2020

Qual a diferença entre seguro de vida tradicional e seguro de vida resgatável

Antes que explicar as diferenças entre os dois, vamos falar resumidamente, como funciona o seguro…

Leia mais
Previdência privada ou INSS: quais são as principais características
3 de dezembro de 2020

Previdência privada ou INSS: quais são as principais características

Parece um questionamento simples, mas é complexo. Escolher entre previdência privada ou INSS não pode…

Leia mais
Qual a diferença entre seguro saúde e plano de saúde?
26 de novembro de 2020

Qual a diferença entre seguro saúde e plano de saúde?

PLANO DE SAÚDE O plano de saúde oferece ao consumidor um pacote de serviços ligados…

Leia mais

Entre em Contato

Entre em contato com nossa equipe para descobrir qual a melhor solução para você.

Fale conosco agora